Mentoria é um processo para profissionais que buscam alcançar seus objetivos na carreira com o apoio de outro profissional (mais experiente) que pode dividir conhecimento e apoiar na jornada. Então, quanto mais experiência o mentor tiver frente as aspirações do mentorado, melhor será o processo.
Diferentemente do coaching, que trabalha mais focado em insights e deixa o coachee chegar a sua própria conclusão de como enfrentar uma situação, a mentoria vai um passo além.
O mentor, por ser um profissional mais experiente, tem o papel de apresentar direcionamentos e acompanhar o mentorado para que este se desenvolva de forma rápida e assertiva.
Além disso, na mentoria não existe um prazo de tempo determinado para que o processo termine. Isso vai depender do desenvolvimento do mentorado e o sucesso dessa caminhada em busca do seu objetivo. A partir dessa troca de experiências, o mentorado aprende e parte para a execução, sempre podendo contar com o apoio do mentor durante o processo.
Um bom processo de mentoria geralmente se dá com encontros entre mentor e mentorado, nos quais são estabelecidos parâmetros e objetivos para que ambos saibam exatamente aonde se quer chegar.
Existem diversos benefícios deste processo quando bem implementado e gerenciado, como:
• Expandir arede de contatos;
• Receber conselhos;
• Ter uma perspectiva diferente;
• Conhecer métodos e estratégias;
• Melhorar as principais habilidades;
• Desabafar com alguém em quem confia;
• Ter mais confiança para tomar decisões.
Quando a mentoria é bem feita, esse processo se torna tão natural que líderes e funcionários criam uma sinergia retroalimentável. Não importa o que aconteça, sempre um desenvolve o outro.
As práticas adotadas mudam completamente a rotina do trabalho. A organização passa a adotar, pouco a pouco, uma nova cultura, voltada para a entrega de alto nível e o senso de dever comunitário. Esses sentidos criam fortes laços que conectam os seres humanos e se tornam indispensáveis para as empresas em expansão.
Com as habilidades proporcionadas pela mentoria, você passa a ver o aprimoramento dos funcionários como questão estratégica. Não são todas as empresas que ignoram esse aspecto, é verdade, mas mesmo sabendo o que pode ser feito, aplicar programas de treinamento e desenvolvimento da maneira correta não é fácil. A mentoria abre novos horizontes.
Com isso, a retenção de funcionário também se torna maior. Eles não vão querer se desligar da empresa, pelo contrário, sentem que é ali que devem estar. Há um senso de compromisso e um valor maior a ser buscado.
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